top of page

Do banco da praça eu vi a vida: o uso das narrativas de memória no ensino de história local 

Maria Arleilma Ferreira de Sousa

O presente projeto de extensão tem como objetivo se enveredar nas tramas da oralidade com o intuito de buscar o testemunho e as experiências de algumas pessoas idosas, que frequentam a Praça Siqueira Campos, na cidade do Crato-CE.  Nossa finalidade é traçar a contribuição da memória para o uso do ensino de História local tendo como objetivo o resgate da identidade histórica e social.

 A construção de ferrovias e o projeto de integração nacional para o Brasil (1870-1900)

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez

O eixo condutor desta reflexão é o estudo de políticas públicas e projetos de modernização para o Brasil, esboçados/realizados entre os anos 1870 e 1930. Seu principal objetivo consiste em analisar as relações existentes entre o discurso de integração nacional e a construção de ferrovias no território brasileiro (1870-1900).

Este projeto de pesquisa tem como eixo condutor a reflexão sobre as relações de historicamente estabelecidas pelos homens com a natureza, destacando, sobretudo, as relações de posse e uso da terra, bem como as relações sociais estabelecidas nesse processo. O espaço a ser trabalhado é a região do Cariri do final da década de 1860, época que se percebe as influências das ideias do Padre Ibiapina sobre a população caririense através da publicação do jornal A Voz da Religião no Cariri.

Terra, trabalho e natureza nas páginas do jornal A Voz da Religião no Cariri (1868-1870)

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez

Ceará de Papel: Cartografias, Computadores e Pesquisa Histórica

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez

O presente projeto analisa cartografias históricas do território cearense produzidas por engenheiros e outros intelectuais ‘ilustrados’, na segunda metade do século XIX, como projeto em que era inventado/produzido o Ceará, enquanto Estado territorial, que integrava a nascente Nação Brasileira. Esses mapas históricos tiveram uma função clara dentro do processo de formação do Estado Nacional, dirigido pelo governo imperial, qual seja: instituir uma consciência do território cearense, sobretudo do seu interior.

bottom of page