top of page

O Ceará profundo: a construção do Cariri no período colonial – uma abordagem da História Social

​

Darlan de Oliveira Reis Junior

O projeto busca analisar numa perspectiva da História Social, o processo constitutivo do Cariri cearense no período colonial: as relações sociais e de propriedade que se estabeleceram e que estavam entrelaçadas ao projeto colonizador. Ao mesmo tempo, busca-se pesquisar a resistência dos povos nativos e posteriormente, dos trabalhadores escravizados e livres, camponeses ou habitantes dos núcleos urbanos que vieram a se formar.

Mundos do trabalho: escravidão, campesinato e o trabalho “livre” – o Cariri cearense (1830-1880)

​

Darlan de Oliveira Reis Junior

É na história vivida de trabalhadores e trabalhadoras no Cariri e nas relações sociais destes com os senhores ou com os setores sociais que pregavam sua subordinação, que se deve procurar entender o trabalho realizado durante a segunda metade do século XIX. Pretende-se discutir as diferentes formas de trabalho: o escravo, outras formas de trabalho compulsório sobre os homens livres, bem como o recrutamento militar e as justificativas para a criação de leis que obrigassem ao trabalho, as pessoas livres, porém pobres.

O Centro de Documentação do Cariri – CEDOCC é um centro de pesquisa vinculado ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, localizado na cidade do Crato, estado do Ceará.  O CEDOCC tem como principal objetivo fomentar a pesquisa histórica dos discentes do curso de graduação em história da Universidade Regional do Cariri, bem como, disponibilizar para a comunidade em geral, fontes para a consulta.

 Apoio à pesquisa histórica: modernização do Centro de Documentação do Cariri – CEDOCC

​

Darlan de Oliveira Reis Junior

A cor da devoção: africanidade e religiosidade na cultura romeira no Cariri contemporâneo

​

Darlan de Oliveira Reis Junior

A proposta de investigação objetiva compreender objetiva compreender como se configura e qual é a dimensão da presença dos afro-brasileiros e de seus universos simbólicos, na cultura romeira contemporânea no Cariri cearense, a partir das práticas de devoção ao Pe. Cícero. Com este propósito, levanta como indagações centrais para adentrar ao universo da problemática postulada pela pesquisa, as seguintes perguntas: como se configura na tradição da cultura romeira contemporânea no Cariri cearense a presença dos afro-brasileiros? Qual a dimensão física e simbólica dessa presença, em particular na tradição de devoção ao Pe. Cícero? Em que medida os elementos étnico-raciais, sobretudo no tocante a identidade a as africanidades marcam essas práticas naquilo que constitui e compõe as singularidades desta cultura romeira?

bottom of page